top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Galvão

O que é Consciente, Subconsciente e Inconsciente.

Atualizado: 5 de nov. de 2018

Para a Hipnose o conceito sobre Consciente, Subconsciente e Inconsciente pode lhe causar estranheza, porém você perceberá que esse trato diferenciado lhe responderá definitivamente como os pensamentos são transitados na sua mente.



Diferenças entre Mente Consciente, Subconsciente e Inconsciente para a Hipnose Na imagem do cérebro acima você pode perceber três nuances de azul diferentes. Isso vai lhe ajudar a compreender como a sua mente processa as informações de modo a ajudar como lidar daqui para frente com os significados especiais que a vida lhe propuser.


CONSCIÊNCIA (azul mais claro, parte frontal e superior)

Refere-se ao neocortex, região cerebral onde permeia o raciocínio, força de vontade, o sistema analítico e a memória de cruto prazo. Esse pode ser chamado também de cérebro intelectual.


SUBCONSCIÊNCIA (azul mediano, parte central)

No Subconsciente estão as memórias de longo prazo bem como os hábitos, a ociosidade e autopreservação. Essa região é denominada Sistema Límbico ou Sistema Emocional é onde estão todas as suas emoções que foram aprendidas e educadas durante toda a sua vida.


INCONSCIÊNCIA (azul escuro, parte posterior)

Região denominada como Sistema Reptiliano. Nessa área reserva-se as funções vitais do nosso corpo: batimentos cardíacos, regeneração celular e tantas outra involuntárias do SNC (Sistema Nervoso Central) e do SI (Sistema Imunológico).


Essa forma que estou te explicando é também conhecida com cérebro trino que visa demonstrar como compreender melhor as etapas que a informações podem ser alocadas pela função de cada área do cérebro. É também o modo mais elementar para entendermos como nosso mente funciona.


Os três cérebros representam o homem em sua totalidade de modo que você é a combinação "perfeita" daquilo que você julgou ser importante para sua sobrevivência: religião, profissão, colegas, amigos, conjugue, etc.


Em algum momento da vida você sente que essa "combinação perfeita" não era tão "prefeita" assim e isso acontece com uma demissão inesperada, divórcio ou resultado de um diagnóstico e então passa a sentir alguns desconfortos emocionais, ou seja, o subconsciente (sistema límbico) processa algumas experiências e busca energizar essa experiência externa da forma que considera "apropriada", pois para ele não há sentido de "valor", ele á apenas um solo fértil que você permite lançar algumas semente (experiências boas ou ruins) que germinam ao longo da vida e vão frutificar no consciente (sistema intelectual ou racional) e ele passa a racionalizar (explicar logicamente) que precisa sentir para manter aquela emoção lá dentro. Daí alguém que fuma ou bebe racionaliza seu vício dizendo que a deixa feliz, calma ou alegre.


É importante lembrar que não são apenas os vícios químicos que mantém "viva" as emoções negativas (vamos chamar de sementes do mal) no subconsciente, há também reações comportamentais que servem de escudo para proteger tais "sementes do mal" então ser bruto e raivoso (revoltado contra tudo e todos) ou simplesmente não dar sentido a vida (depressão) é também uma forma como o consciente "frutifica" a semente que alguém pode regar diariamente com hábitos maléficos que "justificam" estarem vivendo mal como vivem. Há manifestações que vão além dos sentimentos de revolta ou depressão que acontecem no nível físico como obesidade, dores de cabeça contínuas, alergias alimentares, dermatites ou enfraquecimento das fibras musculares (fibromialgia).


Na Hipnoterapia Avançada que pratico com meus clientes viso promover a restauração emocional eliminando as "sementes do mal" por meio da reeducação da emoções.


Um das técnicas que mais uso para casos onde existe uma emoção negativa plantada profundamente é a R2C (Regress To Cause) que é uma técnica americana mais conhecida no Brasil como Regressão. Esse técnica não tem relação alguma com espiritualidade, como já disse meu trabalho como Hipnoterapeuta é de base científica.


Para sabe mais sobre R2C ou simplesmente regressão clique aqui.


Sempre Avante!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page